Normas



As 25 Normas do Big Riso

1 - Trabalhar voluntariamente de Clown (palhaço) de hospital é um assunto muito sério. Não se trata de fazer sorrir, senão de tentar compreender o estado psicológico dos pacientes, intervindo de forma sutil e delicada para desviar a atenção para um ambiente de brincadeiras, sorrisos e alegrias.

2 - Respeite os horários de chegada e saída. Não atrase e NUNCA FALTE. Os pacientes e enfermeiros estão esperando por você.

3 – Lembre-se que o foco é a criança atendida e não você. Não queira ser o centro das atenções. O paciente tem que se sentir importante, você está lá para fazê-lo esquecer momentaneamente que ele está num ambiente hospitalar.

4 - Sempre devemos pedir permissão para a equipe de enfermagem e para os pacientes antes de entrar numa sala ou aproximar-se de uma cama. Quando receber uma resposta negativa diga: “Tudo bem, quando você quiser, me avise, estou por aqui"

5 - Não permita que os pais ou a equipe médica usem sua presença, para chantagear as crianças. Mas quando uma enfermeira te chamar para ajudar, vá na hora

6 – Procure sempre saber o nome do paciente e seu diagnóstico antes da abordagem, mas NÃO PERGUNTE DIRETAMENTE PARA ELE NEM PARA OS PAIS. Peça ajuda das enfermeiras ou se atente para as plaquinhas de identificação dos pacientes atrás das camas nos quartos. Isso é muito importante, pois não se pode fazer rir uma criança operada do estômago porque seus pontos se abrem.

7 - Lave as mãos antes de entrar em cada um dos quartos e se estiver em uma UTI ou quarto de isolamento (com a devida permissão da enfermagem), siga rigorosamente a orientação das enfermeiras não esquecendo de lavar as mãos e trocar de avental hospitalar após sair de cada leito. Nos quartos de isolamento os aventais, máscaras e luvas devem ser deixados dentro do próprio quarto em local próprio. Na dúvida, pergunte à enfermagem antes de entrar no quarto.

8 - Dê atenção às crianças mais retraídas, elas são as que mais sofrem e mais necessitam de nossa ajuda. Invista seu tempo com ela. Ela vai se sentir importante e vai até te dar um grande sorriso no final.

9 - É muito importante ter uma boa relação com a equipe médica. Os profissionais sempre têm prioridade. Se eles estiverem no leito não aproxime, exceto se for chamado. Volte ao leito quando a equipe médica tiver saído. Aproveite para reforçar as orientações médicas.

10 - Devemos evitar fazer muito barulho, temos que ajudar os pacientes a relaxarem. Evite brincadeiras pesadas, mesmo nas áreas da transição entre uma ala e outra lembrando que estamos em um hospital e todos ali estão preocupados com algum familiar doente.

11 - Evitar levar presentes para as crianças. Devemos ser bem claros que vamos brincar com elas e não levar presentinhos. Mas você pode preparar um brinquedo junto com a criança (boneco de papel, de meias etc...)

12 - Se prometer levar alguma coisa para a criança cumpra, pois ela estará esperando. Mesmo que você tenha que enviar por outro integrante, mas se prometeu cumpra. Se não puder cumprir não prometa.

13 - Crie uma identidade para você com nome figurino e maquiagem. É importante que as pessoas te reconheçam se te encontrarem novamente.

14 - Cuide da sua aparência. NUNCA vá com alguma roupa velha, rasgada ou suja. Sua maquiagem tem que estar impecável, sem borrões e com todos os brilhos e acessórios. Para os palhaços homens o figurino tem que tampar os pelos da perna. Se a roupa for curta coloque um meião de futebol.

15 - NUNCA coma na frente das pessoas. Palhaço não tem fome e não se alimenta no horário da visita.No máximo beba um copo de água. NUNCA DÊ COMIDA NEM BEBIDA ao paciente. Você pode estragar uma dieta para um exame ou uma cirurgia. Caso ele peça, chame a enfermagem e peça que ela dê.

16 - Escove sempre os dentes antes de ir para o hospital. Nós ficamos perto das crianças e elas certamente o farão passar vergonha caso esteja com “hálito estragado”.

17- Não passe perfume, algumas crianças podem ser alérgicas.

18 - Divirta-se muito. Volte a ser criança. Se você estiver só representando certamente não convencerá ninguém principalmente uma criança. Não finja ser uma pessoa alegre. Seja um palhaço!

19 - Crie um vínculo entre os pacientes e acompanhantes do quarto. Você vai ficar apenas pouco tempo no quarto, mas eles passarão dias juntos. É muito interessante que você os apresente.

20 - Cuidado com os pacientes em isolamento. Siga todas as regras de segurança. Isso é importante para você e para a criança. Atendemos crianças com "plaqueta zero", isso significa zero imunidade, ou seja, você pode transmitir algo para essa criança e poderá até causar óbito.

21 - Ouça os pacientes. Preste atenção em tudo à sua volta. Dê continuidade a uma conversa que você percebeu ter sido agradável.

22 - NUNCA. JAMAIS. Vá fazer uma visita sem estar caracterizado. Você não existe, quem vai visitar o paciente é o seu personagem. Lembre-se de criar um histórico para ele (onde ele nasceu, onde mora, quantos anos têm, o que gosta de fazer etc).

23 - Não tire fotos de nenhum paciente sem que seja assinado um termo de autorização de divulgação da imagem (quando precisar, solicitar o termo impresso para os organizadores do Big Riso). Se o paciente for criança, seus pais devem assinar esse documento. Não é proibido divulgar as fotos nas redes sociais, mas que seja apenas para os amigos. Não deixe aberto para todos.

24 - Faça os relatórios e a contagem dos pacientes. Isso é muito importante para a continuidade e ampliação do Big Riso.

25- Deixe o quarto num momento bom. Deixe um gostinho de “quero mais”.