Palestra - Big Riso e o Câncer infantil (13-09-2014)

E como esperado... A palestra foi um sucesso!

A palestra iniciou com o depoimento da Roberta Bigucci, idealizadora do BIG RISO, que contou a história da criação do grupo, dos entraves encontrados no início, de superação e experiências maravilhosas nessa caminhada de 10 anos. Entre elas,  a do encontro com o doutor Patch Adams no Brasil - que teve sua história retratada no filme Patch Adams – O Amor é Contagioso, de 1998, sendo interpretado por Robin Williams, filme este que inspirou Roberta na criação do Big Riso.  Ela nos contou que em  escreveu uma carta para ele, conseguiu entregar em mãos, e para sua surpresa obteve como resposta: Um convite para um estágio na Rússia com o grupo de palhaços/voluntários do dr. Patch Adams. Só tinha uma única exigência a de não levar nenhuma roupa “comum”, somente de palhaços. Roberta aceitou o convite e embarcou 30 dias depois, tempo este que sabiamente utilizou para estudar Russo pela internet para conseguir comunicar-se em nível básico. Na Rússia o grupo visitou 29 hospitais. Roberta conta o quão enriquecedor foi a experiência e emocionada relatou um contato que teve em especial com uma criança cega e surda, que a primeira vista seria difícil de alegrar visto sua condição, mas Roberta conseguiu fazê-la sorrir, depois de um longo carinho no rosto com um pompom que tinha em seu cabelo. A emoção contagiou a todos os presentes!


Dr. Milton Bigucci, presidente da MBigucci e pai de Roberta, também foi nos prestigiar e compartilhou sua satisfação ao ver o sucesso que o BIG RISO está fazendo.

Como presidente da empresa, é ele que permite e apoia seus colaboradores a participarem do voluntariado, dispensando o colaborador do seu horário de trabalho por meio período, pelo menos uma vez ao mês, , para realizar as visitas em hospitais da região. Ele nos disse que não atrapalha em nada essa ausência, pois os colaboradores voltam mais felizes e animados para continuar o trabalho. Ele também ressaltou que indica para  empresários e empresas terem a mesma atitude.



E com a maior satisfação e admiração, tivemos a honra de ouvir Dr Jairo Cartum: Médico Coordenador do Ambulatório de Oncopediatria da Faculdade de Medicina do ABC. Ele foi a primeira pessoa a abrir as portas para o BIG RISO no hospital.

Como ele mesmo diz:" Precisamos tratar as pessoas também, não só a doença. Não basta só medicação, cada um dos voluntários é uma peça importante na cura estratégica do paciente."
Ele nos falou da importância da humanização no tratamento da doença e sobre todos os procedimentos quando a criança é diagnosticada com câncer. “É preciso darmos vida aos dias e não somente dias de vida aos pacientes.” ressaltou dr. Jairo.

Ao dr. Jairo Cartum nossa eterna gratidão pelo seu trabalho e apoio. Muitooo obrigado !!!


As Psicólogas: Daiane Aparecida Avanço, Inês Mantovani e Rosemari Alexandre Garcia, também da Faculdade de Medicina do ABC, nos ensinaram todos os cuidados que devemos ter ao nos aproximarmos dos pequenos pacientes. Deram dicas de brincadeiras e conversas que podemos ter para ajudá-los a se distraírem um pouco.

E para finalizar, foi feita uma dinâmica muito divertida e importante com objetivo de lembrar: “Não desejar para os outros, o que não quer para nós”.



O BIG RISO AGRADECE A TODOS PELA PRESENÇA E PELA DEDICAÇÃO AO TRABALHO VOLUNTÁRIO.

SABEMOS O QUANTO É COMPLICADO DEIXAREM SUAS COISAS DE LADO EM PLENO FIM DE SEMANA, E AINDA ASSIM, VOCÊS CONSEGUIRAM DOAR UM TEMPINHO PARA NÓS.

NÃO TEMOS PALAVRAS PARA DESCREVER TAMANHA FELICIDADE POR ESSA UNIÃO.

                                                 OBRIGADOOOOOOOOOO!