A origem das ações no grupo de voluntariado Big Riso

 17/01/2021



Quem acompanha as redes sociais e as atualizações semanais no site do Big Riso sabe que novidade é o que não falta por aqui! No fim, todas estas ações têm um objetivo: levar alegria e amor ao próximo. Mas se você reparar bem, quando o assunto é treinamentos e/ou passeios promovidos entre o grupo de palhacinhos, os nomes são variados… Treina Riso, Happy Riso, Trip Riso, Eibriso e Mutirão do Riso.

Afinal, como surgiram e o por quê dos nomes atribuídos a cada uma das atividades do grupo? 

“A criação dos nomes surgiu no mesmo dia, quando eu decidi que teria que padronizar as ações que já fazíamos”, comenta a fundadora Roberta Bigucci. 

Big Riso
A curiosidade inicial é justamente o trocadilho dos nomes com a palavra “riso”, termo que expressa a alegria levada e vivida pelos voluntários do grupo.

“O Big Riso na verdade é fruto da vontade conjunta dos colaboradores da construtora MBigucci, quando as colaboradoras Cecília Freitas e Mônica Elaine compraram a ideia inicial de visitar hospitais de oncopediatria. Além deste ‘Big’ de Responsabilidade Social temos outros quatro bigs: o ‘Big Vida’, programa de Responsabilidade Ambiental; o ‘Big Conhecimento’, programa destinado aos estudantes; o ‘Big Vizinhança’, de relacionamento com a comunidade no entorno das obras; e o ‘Big Ideias’ para a discussão e implantação de novas ideias na construtora”, esclarece Roberta. 

Treina Riso
Relembrando, nas atividades educativas do Big Riso estão contempladas palestras e treinamentos frequentes. 

Inclusive, uma vez ao ano o grupo acompanha o “Treinamento da NBRISO - 25 Normas do Big Riso”, em que são passadas orientações sobre como agir durante a visita aos hospitais e o que pode ou não ser feito dentro do ambiente hospitalar - o conteúdo é assistido por novos voluntários e os veteranos para reciclagem.

O Treina Riso surgiu por solicitação dos próprios voluntários. “A ideia começou como uma troca de experiências. Quem sabia fazer escultura em balão, ensinava quem sabia fazer maquiagem e assim por diante”, diz Roberta.

Happy Riso
A ação que promove encontros periódicos de passeios culturais entre os voluntários e seus familiares teve justamente a união como objetivo!

“Percebi que a maioria não se conhecia. E, apesar de estarem todos no mesmo projeto, cada voluntário conhecia apenas aqueles que iam na mesma visita da escala”, relembra ela.

Trip Riso
Anualmente os integrantes do grupo visitam o hospital público de uma cidade diferente do estado de São Paulo. As viagens já percorreram também casas de repouso para idosos. A Trip Riso também já passou por São Roque, Jundiaí, Atibaia, Holambra, Santos, Cabreúva e Itu.

Roberta comenta que a inspiração que inseriu a atividade no calendário do Big Riso partiu de uma visita particular a um hospital municipal fora da capital paulista e Grande ABC. “Com a Trip Riso escapamos do nosso dia a dia. Além disso, conhecer novos hospitais, novas equipes de médicos e enfermeiros, sempre nos traz ideias para melhorar o atendimento”.

Eibriso
O balanço do ano e o planejamento dos próximos meses são apresentados no Eibriso, com entrega de certificados e gincanas entre os voluntários e seus familiares.

“Para mim, Roberta, este é um dia de prestigiar os voluntários. A proposta surgiu como uma formatura, para unificar uma data de entrega dos certificados de participação”.


Mutirão do Riso
Todas as outras ações do Big Riso são conhecidas como Mutirão do Riso. São exemplos a participação no Teleton, a Carreata Pé Quente (arrecadação de agasalhos) e muito mais.

Um bom exemplo de história dentro do Mutirão do Riso é a participação do Big Riso no McDia Feliz. “Fui no McDonald's comer Big Mac e vi o pessoal do Graacc e da Casa Ronald tentando vender itens para arrecadar mais dinheiro para a campanha de combate ao câncer, mas senti que faltava algo. As pessoas ficam inibidas em ir até o posto de venda. Pensei então em levar nossos palhaços para tumultuar e ajudar nas vendas, já que chamariam a atenção mesmo. Entrei em contato com o pessoal do Graac de São Bernardo do Campo e tudo correu bem”, comenta.

Outra lembrança é a Carreata do Agasalho, tradicionalmente apoiada pelo Big Riso e realizada pela MBigucci e ACIGABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC). "Ela partiu da concessão do pessoal do Ampliar (projeto de Responsabilidade Social do Secovi-SP) que já fazia a arrecadação de agasalhos na capital e que autorizou a aplicação no Grande ABC. Na região, as doações vão para o Lar Pequeno Leão - entidade de acolhimento localizada no Bairro Assunção, em São Bernardo do Campo”.