Maio Vermelho - Conscientização da Hepatite

Fonte: Salomão Zoppi


Maio é um mês que ¨carrega muitas cores¨ nas campanhas de conscientização. E hoje abordaremos sobre ¨Maio Vermelho¨, com a intenção de agregar mais conhecimento e atenção sobre a hepatite.

 

A hepatite infecciosa é uma inflamação do fígado que pode ser causada por cinco principais tipos de vírus, chamados de tipos A, B, C, D e E (sendo as do tipo A, B e C as mais frequentes). As hepatites A e E normalmente são causadas pela ingestão de alimentos ou água contaminadas. As hepatites B, C e D geralmente são transmitidas pelo contato com fluídos corporais de pessoas infectadas (transfusão de sangue, procedimentos médicos invasivos usando equipamentos contaminados, da mãe para bebê no nascimento – no caso da hepatite B – e também por contato sexual). Os tipos B e C levam a doenças crônicas centenas de milhões de pessoas e, juntos, são a causa mais comum de cirrose hepática e câncer¹.

 

E o mais importante, como se proteger?

A vacina é uma das formas de prevenção e controle da doença, porém, atualmente, existe vacina apenas para os tipos A e B. Por isso, é necessário se prevenir de outras formas, como:

• Lave bem as mãos antes das refeições e após usar o banheiro.

• Evite tomar banho em locais perto de esgoto aberto.

• Higienize e cozinhe bem os alimentos antes de consumi-los.

• Use preservativos em todas as relações sexuais.

• Evite o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como barbeadores e alicates de unha.

• Não utilize nenhum objeto que possa ter tido contato com sangue, como seringas e agulhas.

 

Todas as hepatites têm tratamento! As virais devem ser acompanhadas pelos profissionais de saúde, pois as infecções podem se agravar.