JUNHO LARANJA – Conscientização da anemia e leucemia

 


Os meses coloridos são importantes para a conscientização sobre temas relacionados à saúde.

Junho é um mês que traz diversas cores nas campanhas de conscientização. E, hoje, abordaremos sobre o “Junho Laranja”, visando aumentar o conhecimento sobre a anemia e a leucemia.

A anemia é provocada pela redução dos níveis relativos aos glóbulos vermelhos presentes no sangue (hemoglobina, hematócrito e/ou massa eritrocitária), dificultando o transporte de oxigênio. Esta condição pode estar relacionada a causas genéticas ou a causas secundárias, como doença renal crônica, alterações do metabolismo do ferro, deficiência de vitaminas, entre outras.

 

Como prevenir?

- Ter uma alimentação balanceada e variada, rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais.

- Não exagerar no consumo de medicamentos com ácido acetilsalicílico.

- Evitar o excesso de álcool.

- Mulheres com fluxos menstruais intensos devem ter acompanhamento médico periódico para monitorar os níveis de hemoglobina.

 

Já, a leucemia caracteriza-se como uma doença maligna dos glóbulos brancos, normalmente de origem exata desconhecida. As células sanguíneas sofrem uma mutação e passam a atuar de maneira defeituosa, substituindo as células saudáveis do corpo e resultando na quebra brusca da imunidade corporal.

 

Como tratar?

Após a confirmação diagnóstica, o tratamento é dividido em duas etapas:

1ª Redução da remissão – o objetivo é eliminar as células doentes, denominadas blastos, que são muito sensíveis à quimioterapia.

2ª Estratégias de consolidação para combater possíveis focos residuais da doença – além da quimioterapia, podem ser utilizadas transfusões de sangue como complemento.

Porém, pacientes que não respondem satisfatoriamente a esse esquema terapêutico, podem realizar o transplante de medula óssea.

 

É essencial ressaltar a importância da doação de sangue e de medula óssea para o tratamento dessas doenças. Doadores são fundamentais e podem salvar vidas.

Por fim, ao aumentar a conscientização sobre a anemia e a leucemia, podemos contribuir para a detecção precoce, acesso ao tratamento adequado e apoio aos pacientes e suas famílias.

Juntos, podemos fazer a diferença na vida daqueles que lutam contra essas doenças, proporcionando esperança e uma chance de cura.


Fontes

Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde (https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/69anemia.html)

Drauzio Varella UOL (https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/anemia/)

Drauzio Varella UOL (https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/leucemia/)

Leucemia - Hospital Israelita Albert Eistein (einstein.br/especialidades/oncologia/tipos-cancer/leucemia)