AGOSTO LARANJA – Mês de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

 


Os meses coloridos são importantes para a conscientização sobre temas relacionados à saúde.

Agosto é um mês que traz diversas cores nas campanhas de conscientização. E, hoje, abordaremos sobre o “Agosto Laranja”, visando aumentar o conhecimento sobre a Esclerose Múltipla.

A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune, inflamatória, que afeta o sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal). Ela provoca fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função; perda de equilíbrio) e alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação).

 

Como tratar?

A esclerose múltipla não tem cura, mas pacientes fazem uso de medicamentos para diminuir as inflamações e os surtos ao longo dos anos, combatendo o acúmulo de incapacidades físicas e cognitivas, proporcionando melhora na qualidade de vida.

Para diminuir as chances de progressão da doença, é importante que o uso regular da medicação esteja associado a hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, atividade física e, principalmente, evitar o tabagismo. Desta forma, muitos pacientes atingem a estabilidade clínica, ou seja, a doença fica “dormindo”.

Por fim, ao aumentar a conscientização sobre a Esclerose Múltipla, podemos contribuir para a detecção precoce, acesso ao tratamento adequado e apoio aos pacientes e suas famílias.

Juntos, podemos fazer a diferença na vida daqueles que lutam contra a doença!

 

Fontes:

AME – Amigos Múltiplos pela esclerose (https://amigosmultiplos.org.br/esclerose-multipla/)

Prefeitura de São Paulo (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=351985#:~:text=A%20campanha%20Agosto%20Laranja%20tem,c%C3%A9rebro%20e%20a%20medula%20espinhal)