Agosto Laranga: mês de conscientização sobre a Esclerose Múltipla

 


A campanha "Agosto Laranja" foi instituída em 2014 para alertar a população e conscientizar sobre a importância do diagnóstico da Esclerose Múltipla (EM), doença autoimune crônica que atinge o sistema nervoso central, afetando o cérebro e a medula espinhal.

Ao atingir as células nervosas no cérebro e na medula espinhal, a doença pode causar uma gama de sintomas físicos e cognitivos, incluindo fadiga, dificuldade de movimento, alterações visuais e problemas de memória.

Os sinais do transtorno neurológico surgem, normalmente, entre os 20 e 40 anos, e é mais comum em mulheres do que em homens. Apesar de não ter cura, o diagnóstico precoce, aliado ao tratamento, pode diminuir as chances de progressão da doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 2,8 milhões de pessoas tenham esclerose múltipla mundialmente e, no Brasil, são cerca de 40 mil pessoas.

Para esta doença neurológica não existe prevenção por vacinas, dessa forma, é preciso prevenir-se, evitando determinados hábitos prejudiciais, como:

  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Falta de Vitamina D (presente em carnes, peixes, ovo, fígado, cogumelos, etc);
  • Outros fatores.

O autocuidado e a prevenção são grandes aliados, pois a saúde é nosso bem mais valioso. Cuide-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário