Vem aí mais uma Trip Riso - Holambra!

Este domingo teremos a Trip Riso, que será para Holambra no dia 31 de março.


Holambra é uma charmosa cidade situada no interior de São Paulo, (130 km de São Paulo aproximadamente 1h 45min), foi fundada pelos holandeses no final da década de 40.
Em consequência da devastação causada pela Segunda Guerra Mundial, o governo holândes estimulou a imigração, e o Brasil foi escolhido por ser o único a permitir a imigração em grupos.
Os pioneiros chegaram em 1948 e fundaram a Cooperativa Agropecuária Holambra. Os primeiros anos foram de trabalho árduo e de muitas dificuldades. O clima tropical, o idioma e os costumes brasileiros, muito diferente do que estavam acostumados, também não ajudavam. O projeto inicial dos holandeses era a produção de leite para abastecer o mercado regional, porém os gados foram dizimados pelas doenças tropicais. 

A partir de 1951, novas famílias que produziam flores chegaram ao Brasil e com isso a história da cidade começou a mudar, a partir de 1972 a produção de flores aumentou, e eles criaram o Departamento de Floricultura. Holambra foi emancipada em 1991, a cidade se consolidou como a Capital Nacional das Flores, fornecendo 45% de todas as flores e plantas ornamentais comercializadas no país.


Em relação a pontos turísticos ficará por opção de cada voluntário aonde irão querer visitar mas abaixo estão algumas opções:

- Moinho Povos Unidos, o maior moinho típico de grãos da América Latina. Ele foi construído em 2008, para celebrar o aniversário de 60 anos da Imigração Holandesa. Ele possui aproximadamente 38 metros de altura, distribuídos por cinco andares abertos para visitação. Um senhor fica no penúltimo andar explicando como funcionam os moinhos.



- Campos das Flores, a melhor maneira de conhecer e ter a oportunidade de realizar uma visita aos campos de flores, é contratar o serviço de uma agência de turismo, pois a entrada nos campos de flores só é possível com guias credenciados e autorizados.