quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Big Riso auxilia no tratamento do câncer infanto-juvenil


A importância do trabalho voluntário realizado pelos palhaços do Big Riso no tratamento de crianças e adolescentes com câncer foi destacada pelo médico oncologista, Dr. Jairo Cartum, responsável pela Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC, durante palestra realizada dia 9/2/2019.
“Já existem trabalhos científicos comprovando que a felicidade ajuda no sistema imune. Ao brincar com as crianças em tratamento do câncer, os palhaços do Big Riso atuam de maneira positiva no estado de saúde e no sistema imune dessas crianças, e, consequentemente ajudam a mudar o prognóstico da doença. Não é somente um trabalho lúdico, vocês também têm um papel importante no resultado da cura da doença. Outra coisa positiva é que a presença dos palhacinhos também ajuda na adesão ao tratamento, pois as crianças não querem faltar” afirmou Dr. Jairo aos voluntários.

A palestra fez parte do Encontro Anual dos Integrantes do Big Riso (EIBRISO) que ocorreu em São Bernardo do Campo, no auditório da construtora MBigucci, empresa que mantém o projeto de voluntariado há 15 anos.

Na ocasião, o médico também abordou as diferenças e chances de cura do câncer infantil e de carcinomas em adultos; quais os principais tipos de câncer na infância e tratamentos atuais; além das sequelas psicossociais causadas pela doença: 

“Segundo o Inca, o Brasil registra 12,5 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes. Os tumores mais frequentes são as leucemias, que afetam os glóbulos brancos e representam 1/3 dos casos; em segundo vem os tumores cerebrais que atingem o sistema nervoso central, com 20% dos casos; e na sequência, os linfomas, com 15% das incidências”explicou Dr. Jairo.

O médico destacou ainda a importância da responsabilidade dos voluntários nos cuidados com seu próprio bem-estar e saúde.
“As crianças ficam bem debilitadas pelo tratamento da quimio. Se não formos cautelosos, podemos precipitar uma infecção, por isso, só façam a visita quando estiverem 100% bem e não tiverem tido contato recente com alguém doente”, alertou.

A coordenadora do Big Riso, Roberta Bigucci agradeceu Dr. Jairo pela parceria de longa data: “Em 2019 o Big Riso completará 15 anos de voluntariado e nada melhor do que começar nossas comemorações com esta excelente palestra do Dr. Jairo, que sempre foi um grande apoiador do Big Riso desde o início”, destacou. A coordenadora aproveitou o encontro para reforçar aos voluntários as normas de conduta dentro dos hospitais, além de apresentar o balanço anual grupo e o planejamento de atividades para 2019.

A voluntária Agueda Maria de Oliveira, que está há 11 anos no Big Riso como a palhaça “Machinela Pirulito” elogiou a iniciativa: 
“A palestra do Dr. Jairo foi sensacional trouxe muitas informações novas, além de esclarecer todas nossas dúvidas”.  

Além de muita informação, o encontro serviu também para um gostoso momento de integração entre voluntários novos e antigos. A estudante de enfermagem, Vaine Antunes, de 25 anos, está há 5 aos no Big Riso, como a voluntária “Pirilampo”:
“Digo que somos caçadores de sorriso e são os melhores sorrisos. Pois às vezes quando você entra no quarto, as crianças não reagem, mas depois quando você passa de novo lá estão elas brincando e sorrindo.  É literalmente uma mágica quando estamos no hospital de Big Riso”, compartilhou.

Já assistente social Rosimeire Alves, que entrou para o Big Riso no dia da palestra, conta que foi motivada pelo marido, Lázaro que se tornou o voluntário “Miudinho” em 2018:
“Quando o Lázaro entrou no Big Riso eu o ajudei a construir sua roupa e seu personagem. Ele está muito feliz com o grupo e me contagiou também. Me emociono só de ouvi-lo, pois o trabalho é maravilhoso”, disse “Kinininha”, nome da palhaça de Rosi, dado por sua neta.


Durante a palestra, Dr. Jairo Cartum também divulgou o GRATO ABC – Grupo de Assistência e Tratamento Oncológico Pediátrico da Faculdade de Medicina do ABC: “Estamos criando uma rede entre várias entidades, profissionais e órgãos públicos para captação de recursos com objetivo de construir um Instituto de Oncologia Pediátrica no ABC. Estamos muito aquém do que a região precisa”, explicou. Quem quiser conhecer e aderir ao Grato pode acessar: http://gratoabc.com.br/ ou seguir o grupo nas redes sociais: Grato ABC.