“Não faça esse trabalho por ser bonito para sociedade, faça por interesse genuíno”

 01/03/2021



Esta é uma frase do depoimento da voluntária Gabriela Mariana Dauer Rodrigues, a Palhaça Ziba. Provando que o trabalho voluntário é algo que melhora a vida tanto de quem é ajudado, quanto de quem ajuda. A empreendedora comenta as experiências e aprendizados mais marcantes desde sua primeira visita, em 23/01/2006.

Confira este depoimento divertido logo abaixo, clicando no player.

Acompanhe outras vivências dos nossos voluntários na aba “Depoimentos”, aqui, no blog do Big Riso.



"Acho que tive 5 anos de voluntariado, houve um intervalo de alguns anos. Tinha 15 anos quando fui trabalhar na MBigucci, onde atuei uns 4 anos, me afastei, voltei em 2019 (agora mais velha e sábia, risos)

Fui em muitas visitas seguidas nos primeiros anos, eu era a tapa buraco na escala (risos), também era jovem e não tinha muito traquejo social – acho que era mais uma criança indo brincar com outras crianças. Mas sempre com acompanhamento de outro voluntário.

Enfim, lembro de uma vez que uma mãe quis que eu segurasse o bebê dela para tirar uma foto nossa. Eu NUN-QUI-NHA tinha segurado um bebê na minha vida. Peguei toda desajeitada, tentei pegar como pegava os meus cães no colo, feito bebês. Mas pelo menos o bebê não caiu… Até hoje nem gosto de pensar como ficou aquela foto (risos)! 

Após meu retorno ao grupo, percebi que nesse  intervalo as crianças mudaram MUITO: o jeito de falar, os temas que conversavam, a naturalidade com assuntos mais adultos. Foi realmente algo curioso de vivenciar. Como voltei ao voluntariado em 2019, ainda estou me adaptando a estes novos tempos.

Acredite: minha maior dificuldade, por incrível que pareça, sempre foi aprender a conviver com crianças e jovens. Não tenho convívio na minha família ou no meu dia a dia com esse público. Então é sempre desafiador.

De aprendizado, acho que são muitos. Mas vou destacar a habilidade de permanecer no papel de palhaça diante de situações difíceis de presenciar, procurando distrair e também transmitir sempre algo positivo para os pacientes e familiares e ajudar, mesmo que um pouquinho, eles a passarem por esse momento difícil. 
O trabalho voluntário é algo que melhora a vida tanto de quem é ajudado, quanto de quem ajuda. É clichê, mas é verdadeiro!

Meu conselho para os novos ou antigos voluntários é sempre se esforçar para separar a vida de fora da visita, para a vida no momento da visita. As crianças percebem quando você quer ir embora ou não está focado ali no momento presente, sabe? Não faça esse trabalho por ser bonito para sociedade, faça por interesse genuíno."