Retorno das visitas presenciais na Fundação ABC

 20/6/2022

A notícia tão aguardada: as visitas presenciais do Big Riso retornaram! No dia 30/05/2022, os voluntários do Big Riso puderam retomar a prática da risoterapia no Ambulatório de Oncopediatria da Fundação de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André. 




Dr. Jairo Cartum, professor responsável pela Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), mestre e doutor em Medicina pela USP na especialidade de Oncologia Pediátrica comenta da alegria neste retorno. “Parabenizo a todos pela iniciativa. A alegria também influencia positivamente na adesão ao tratamento das crianças, pois ficam motivadas a vir para o ambulatório/hospital brincar com os palhacinhos”








"Estávamos ansiosos! Agradeço a cada voluntário pela paciência e por se empenhar na capacitação para este retorno. O Big Riso segue com as políticas de prevenção à Covid-19, usando máscaras de rosto e utilizando álcool em gel”, comenta Roberta Bigucci, fundadora do grupo de voluntários Big Riso. 






A estudante de Biomedicina e colaboradora da construtora MBigucci, Tamires Schloz, ressalta a emoção de participar da visita: “tinha vontade de integrar o grupo antes da pandemia e esperava o momento certo para ir aos hospitais. Depois da Trip Riso de São Vicente/SP, visitei a Fundação. E a troca de amor marcou, porque foi mútua! Aprendi que, no fundo, a gente acha que as coisas não estão perfeitas, mas é nos confrontando com outras realidades que vemos que a gente geralmente tem tudo que precisa”.

“Ser voluntário é mais do que imaginei, é acordar cedo, pensar na maquiagem e figurino, ensaiar as falas e brincadeiras... imaginar e se preparar para o que se pode oferecer. Quanto mais a gente participa, mais vê que não é uma questão de foto…  eu não estou ajudando eles, são eles que estão me ajudando” - Tamires Schloz, voluntária Big Riso 


É fato que muita saudade acumulou-se nestes dois anos! E, por agora, basta aguardar a autorização para retorno também no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André e no Hospital Servidor Público, em São Paulo.